"Quando um Homem Quiser" de Ary dos Santos


José Carlos Ary dos Santos - Biografia:
  • Nasceu em Lisboa a 7 de dezembro de 1936 e morreu na mesma cidade em 1984
  • Foi um grande poeta português, conhecido principalmente como autor de poemas para canções
  • Era conhecido como "O Poeta da Revolução de Abril"
  • Utilizava a sua poesia como uma arma na luta política (período antes e depois do 25 de abril de 1975)

Placa na casa onde Ary dos Santos viveu e morreu 

Poema


"Quando um Homem Quiser"

Tu que dormes à noite na calçada do relento 
numa cama de chuva com lençóis feitos de vento 
tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento 
és meu irmão, amigo, és meu irmão 

E tu que dormes só o pesadelo do ciúme 
numa cama de raiva com lençóis feitos de lume 
e sofres o Natal da solidão sem um queixume 
és meu irmão, amigo, és meu irmão 

Natal é em Dezembro 
mas em Maio pode ser 
Natal é em Setembro 
é quando um homem quiser 
Natal é quando nasce 
uma vida a amanhecer 
Natal é sempre o fruto 
que há no ventre da mulher 

Tu que inventas ternura e brinquedos para dar 
tu que inventas bonecas e comboios de luar 
e mentes ao teu filho por não os poderes comprar 
és meu irmão, amigo, és meu irmão 

E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei 
fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei 
pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei 
és meu irmão, amigo, és meu irmão 

Ary dos Santos, in 'As Palavras das Cantigas' 


Poema cantado por Paulo de Carvalho:

Commentaires


Pesquisa aqui em baixo as tags e os arquivos!

Blog criado e desenvolvido pela Assistente de Língua em Nice em 2017/2018, Ana Inês

Conteúdos de 2015/2016 criados pela Assistente de Língua em Nice, Bárbara Pereira

Professora coordenadora da Sec
ção Portuguesa em Nice, Mme Anne-Marie PRAT