A origem dos Tripeiros

  Lenda dos Tripeiros 


Os estaleiros do porto construíam naus  para uma encomenda do reino mas que para a qual se desconhecia a destinação, assim corriam muitos boatos sobre  a utilização futura desta frota,  foi mesmo questão de ser utilizada para o casamento dospríncipes do reino. Certo dia, o Infante D. Henrique  veio  ao Porto para ver o avançamento da construção naval dos barcos .  
O Infante visitou os estaleiros e apreciou o trabalho que aí se fazia , confiando no  mestre  encarregado das obras "mestre Vaz",  disse-lhe que essas embarcações se destinavam à conquista de Ceuta, para isso lhe pedia de guardar segredo e de motivar os homens a mais empenho e sacrifícios a fim de levar a bem essa obra.  
O mestre Vaz  assegurou-lhe  que faria tudo que fosse possível e  faria mesmo a mesma coisa que fizeram  anos a trás, quando as guerras com Castela: o povo do porto, Comeram só tripas para poderem dar a carne aos soldados que combatiam os castelhanos.  Por este sacrifício  as gentes do Porto eram mesmo  conhecidos pela alcunha de "tripeiros".  
O Infante  D. Henrique ficou tão impressionado  e emocionado pelo gesto  que honrava este povo, e disse  que  esse nome de "tripeiros" entraria à historia de Portugal como um sacrifício heróico e invulgar do povo do Porto. 
Dos estaleiros dos " tripeiros" do Porto, saíram 20 naus e 7 galés que participaram a grande frota do Infante D. Henrique , que conquistaram Ceuta. 
Para relembrar essa tradição, até hoje perdura como o mais famoso símbolo da culinária local portuense o prato de "Tripas à Moda do Porto".



Commentaires


Pesquisa aqui em baixo as tags e os arquivos!

Blog criado e desenvolvido pela Assistente de Língua em Nice em 2017/2018, Ana Inês

Conteúdos de 2015/2016 criados pela Assistente de Língua em Nice, Bárbara Pereira

Professora coordenadora da Sec
ção Portuguesa em Nice, Mme Anne-Marie PRAT